Data/Hora: domingo dez 21, 2014 3:32 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 3:10 pm 
Desligado
Participante
Participante

Registado: sexta jul 04, 2008 2:38 pm
olá a todos!

o meu coelho ultimamente anda com uma manchas no corpo, já estive a ler alguns tópicos que colocaram e parace segundo o que li SARNA!!
mas não tem na boca, nem nada disso apenas em cima nas costas!!!
faz uma "bola" o pelo cai e fica com uma crosta amarelada!!! o que será?
estou muito preocupada!!

Há algum tratamento que possa comprar para que isso passe?

Façam de cada minuto passados com os vossos coelhos momentos inesqueciveis, vale bem a pena cada momento junto deles.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 3:14 pm 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: terça mar 25, 2008 1:44 pm
sarna de corpo

Esta doença, muito contagiosa, é caracterizada pela formação de crostas na cabeça do coelho, principalmente na boca, olhos e nariz, estendendo-se nos casos graves às patas e órgãos genitais.

Esta sarna é muito diferente da sarna da orelha, pois esta só ataca o corpo do animal.

As primeiras manifestações da sarna começam com a picada do parasito que causa forte irritação, ocasionando o aparecimento de um líquido que, ao secar, forma crostas duras, de cor amarelo-cinza, que dão ao animal um aspecto repugnante, pois a pele se apresenta enrugada e inchada, além de completa queda do pêlo. O parasito da sarna é encontrado debaixo da pele, onde escava galerias, alimentando-se do sangue do animal.

Como a sarna se localiza de preferência na cabeça e boca do animal, os lábios se apresentam consideravelmente inchados e o coelho não pode alimentar-se devido à dor e à dificuldade que sente ao mastigar. Com isto o animal emagrece, enfraquecendo-se bastante até morrer.

Sendo ás crostas localizadas em volta do nariz, há inflamação do local, determinando grande dificuldade na respiração.

Quando o coelho se apresenta com todos esses sintomas, a cura é muito difícil, e quando isso acontece, ele se torna muito fraco; é mais indicado o sacrifício dos doentes.

Entretanto, no início da moléstia, antes que a sarna atinja completamente a cabeça do animal, o seu tratamento é fácil. Assim, o criador ao notar que o focinho do coelho que é geralmente limpo e brilhante, se apresenta coberto com um pó branco, semelhante à farinha, deverá logo examinar o animal, assim como as suas patas, onde ele irá encontrar entre as unhas o mesmo pó branco. Isto acontece porque o coelho, ao sentir a irritação produzida pela picada do parasito na cabeça, procura logo coçar o local, fazendo então com que as unhas se apresentem infectadas.

O tratamento consiste em esfregar as partes atingidas com querosene, ocasionando a caída das crostas para então se aplicar o remédio.

A aplicação no local deverá ser feita diariamente, com qualquer desinfetante a base de cloro ou sarnicida em Spray, 10 aplicações são suficientes até a eliminação da moléstia.

No caso de sarna no corpo, as coelheiras deverão ser desinfetadas com lança-chamas: não sendo isto possível, as coelheiras deverão ser desinfetadas com uma pintura de cal e soda em partes iguais.

Não deixe de procurar um médico veterinário. Somente ele é capaz de reconhecer com certeza a doença e o tratamento correto.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 3:19 pm 
Desligado
Participante
Participante

Registado: sexta jul 04, 2008 2:38 pm
Antes de mais obrigado por responder!

Pois o meu não tem o corpo inchado e nao boca não tem nada, come normalmente e tudo!

tem é essas malhas amarelas no corpo (nas costas).

Ele passa muito tempo deitado na "CAIXA" de areia será disso? eu mudo de areia todos os dias, mas ele faz xixi e depois deita-se em cima!!!

Façam de cada minuto passados com os vossos coelhos momentos inesqueciveis, vale bem a pena cada momento junto deles.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 3:26 pm 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: terça mar 25, 2008 1:44 pm
A sarna deve ter sido causada pelo 'deitar no xixi', talvez seja só um fungo, o melhor é tratá-lo logo, pode encontrar em pet shops sprays para fungo.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 5:09 pm 
Desligado
Interessado
Interessado

Registado: quarta jun 25, 2008 6:25 pm
como disse a Framboesa se for fungo tente tratar com sprays, se não melhorar leve ao vet para ter um diagnóstico certo.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 5:41 pm 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: quinta mai 15, 2008 6:26 pm
como e que eu sei se eles têm fungos??

Imagem Imagem

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 6:02 pm 
Desligado
Equipa de Moderação
Equipa de Moderação

Registado: quinta dez 28, 2006 3:44 am
a nivel de fungos e bacterias é sempre melhor o vet, o coelho pode precisar de antibióticos.

Blog: http://patasepelosonline.com (em construção)

Site do Coelho Anão....Já no ar!

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 7:33 pm 
Desligado
Interessado
Interessado

Registado: quinta jul 24, 2008 3:25 am
A Roger ja teve umas manchas que correspondem a essa descrição mas tambem tinha na orelhita e no nariz nestes sitios caiu todo o pelo. Eu levei-a ao vet e foi preciso antibiótico fiz tratamento de 28 dias e agora parece ter passado mas agora tenho que a levar outra vez ao vet para ver se esta bem curado, estas coisas as vezes quando não estão bem curadas podem surgir outra vez com maior intensidade. Ah ja me esquecia segundo o vet ela tinha lesões típicas de dermatofitose mais conhecida por tinha e apesar de ter usado antibióticos ele optou por antibioticos de aplicação local para que não apresentassem tanta toxicidade.
Por isso talvez seja melhor mesmo a ida ao vet o quanto antes.

MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 7:52 pm 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: terça jun 17, 2008 9:19 pm
Eu acho que é melhor consultar o veterinário antes de fazer qualquer tratamento. Podemos estar a pensar em diagnósticos errados e fazer tratamentos desnecessários. Se tiveres possibilidade vai ao vet!

[Regras do fórum]

MensagemEnviado: quinta jul 31, 2008 11:00 am 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: terça mar 15, 2005 7:05 pm
sim é melhor ir ao vet.
Se realmente for sarna aconselho-te a ires rápido, quando comprei a minha Rita ela já vinha com sarna e a doença alastra muito depressa....e qto mais tempo passar mais tempo demorará a cura e o sofrimento , pq asarna faz muita comichão, eles coçam e depois faz ferida.

MensagemEnviado: sexta ago 01, 2008 10:38 pm 
Desligado
Interessado
Interessado

Registado: quinta mai 29, 2008 10:06 pm
pessoal, agora que vi este tópico fiquei preocupada... a minha Simba também anda a ficar com o pêlo mais escuro no focinho e junto no dorso...! Pensei que fosse do gato lutar com ela.. às vezes ele põem a pata dentro da gaiola e dá-lhe no focinho...! Parece que tem menos pêlo...
por enquanto não acontece nada: ela é bege, mas fica com o pêlo escuro nessas zonas.. parece que tem menos pêlo :?

MensagemEnviado: sábado ago 02, 2008 11:41 pm 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: sábado ago 11, 2007 12:22 am
Eu já tive uma coelha igual a tua e tinha a mesma coisa :s

Imagem

MensagemEnviado: segunda ago 04, 2008 3:10 am 
Desligado
Veterano
Veterano

Registado: quinta mar 31, 2005 12:40 am
a sua coelha tem 4 ou 5 meses ou por aí perto?ana_akilina

http://acasadosbuzios.blogspot.com/

MensagemEnviado: segunda ago 04, 2008 5:17 pm 
Desligado
Interessado
Interessado

Registado: quinta mai 29, 2008 10:06 pm
búzio Escreveu:
a sua coelha tem 4 ou 5 meses ou por aí perto?ana_akilina

não, ela ainda é pequena.. só a tenho desde Maio. Deve ter 3 meses, +/-

MensagemEnviado: segunda ago 04, 2008 11:55 pm 
Desligado
Equipa de Moderação
Equipa de Moderação

Registado: quarta out 24, 2007 7:36 pm
ela nao estara a mudar o pêlo
aconteceu com a minha Orelhas, ela ficouvcom o pêlo mais escuro em algumas zonas

Regras do fórum

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal