Data/Hora: quarta nov 26, 2014 7:13 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 71 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 3:58 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 8:57 pm
Mensagens: 3648
A arte de criar não é para todos, mas a quem se dedicar, aqui vai.

O porquê de criar

Antes de criar, deve ter em conta vários aspectos, incluindo consequências (algumas que podem acontecer num parto estão listadas neste tópico), se tem bons exemplares, se consegue arranjar outro exemplar adequado a acasalar com o seu. Se realmente tiver um bom exemplar de criação (de acordo com as características da raça, incluindo padrões de cores) realmente poderá ser uma boa razão (mas se pensa que vai ter lucro mais vale esquecer, porque a maioria dá prejuízo).

Condições

Existem condições mínimas que devem assegurar para uma procriação correcta:
- Uma coelha só pode procriar dos 8 meses aos 3 anos.
- A coelha não deve estar junta com o macho se teve uma ninhada há menos de seis meses. Um criador responsável só tem duas ninhadas por ano, no máximo.
- Gaiola de 1 metro (mínimo), para poder albergar convenientemente fêmea e láparos durante o crescimento
- Casota.
- Coelhos (bons exemplares e compatíveis).
- Escoamento de coelhos (ter bons donos a quem vender/dar, devidamente informados sobre cuidados básicos).
- Outras gaiolas para separar machos de fêmeas e em caso de possíveis lutas entre irmãos
- Tempo disponível (mais de 8 horas diárias).

Juntar macho e fêmea

1) Nunca juntar logo, colocar as gaiolas da fêmea e macho lado a lado durante umas horas.
2) Após isso, pegar nos 2 coelhos e juntá-los em sitio neutro, ou seja, onde nenhum dos coelhos tenha estado e possa considerar seu território (ex: wc, dispensa).

Estes dois pontos são muito importantes, são o ponto de partida para a recepção da fêmea ao acasalamento.

3) Juntar os coelhos durante várias horas dia sempre vigiando.
4) Nunca colocar nenhum dos coelhos numa das suas gaiolas, os coelhos são territoriais e ao colocar um macho na gaiola da fêmea e vice versa, podem ocorrer lutas violentas.
5) Juntar os coelhos durante 5 dias, será o suficiente.
6) Os coelhos precisam pouco tempo para acasalar, basta um punhado de segundos para tal acontecer.
7) Após a junção, nunca manter as gaiolas de macho e fêmea na mesma divisão, se a coelha emprenhou, o stress existente pode provocar abortos.

Manutenção de registos

Um criador responsável deve manter registados vários aspectos, nomeadamente:
- Dias da junção.
- Características boas e más dos progenitores.
- Datas de todos os acontecimentos desde a construção do ninho, o retirar do pêlo, etc.

A coelha e a gravidez

- Após a junção, a coelha estará com as hormonas todas alteradas, pelo que uma coelha que outrora tenha sido muito mansa, pode ficar super agressiva e uma coelha agressiva pode ficar muito calma.
- Um dos sinais mais característicos da gravidez é a sua aflição em fazer o ninho, ela escolherá o sitio onde quer o ninho (uma casota nestes casos é óptima, embora muitos criadores não colocam para um melhor controlo do nascimento e detecção de possíveis problemas).
- Pegar o mínimo possível numa coelha grávida (se possível nunca) pois uma pancada maior pode causar abortos, hemorragias e muitos outro problemas.
- A duração da gravidez ronda os 28 a 33 dias.
- Normalmente nascem após o dia 30, mas estejam atentos as mudanças da lua pois 80% dos coelhos nascem em mudanças de lua ou no dia a seguir.
- Não existe ainda nenhum caso de sucesso de sobrevivência de coelhos prematuros.
- A melhor maneira de detectar os bebés é com ecografia no veterinário, mas a partir do 15.º dia de gravidez já é possível sentir os bebés mexendo na barriga: a melhor maneira de ver é quando a coelha está numa posição de "sentada" a barriga desce e estando com a mão uns minutos sente-se um género de "onda" que vai e volta. No final da gravidez já se sente uns belos papos, mas nunca apertar com força pois, mais uma vez, é muito perigoso.
- Nunca se deve contrariar uma coelha grávida.
- Gravidez não é doença e a coelha precisará de saltar correr brincar, tal e qual como antes. As coelhas às vezes até ao momento de dilatação podem andar a correr que nem loucas, o máximo que poderá acontecer é a coelha descansar mais que o normal.
- Nunca se deve dar salsa a partir das 2 semanas de gravidez e até um mês após o nascimento, já que a salsa faz com que o leite seque.
- Devem-se verificar os genitais das coelhas na última semana, verificar se está tudo bem, se tem sinal de sangue. Qualquer coisa de anormal ligar ao vet.

Como saber se uma coelha está próxima do parto?

O mais importante aqui é saber detectar as contracções. Tal é identificável pois a barriga da coelha fica dura, descontraindo logo após. O espaçamento entre contracções deve ser assente no tal diário. Quando o parto está próximo as contracções ficam menos espaçadas e a coelha faz o ninho definitivo retirando pêlo (pode ser até uma hora antes do nascimento). Nesta altura as contracções devem ser monitorizadas de meia em meia hora e quando estiverem com menos de um minuto de espaçamento entre si, o parto está próximo. Outra maneira de saber se o nascimento está próximo é o posicionamento dos coelhos, pois se ainda estiverem muito em cima o nascimento ainda deve demorar. Mas é de recordar que podem nascer em meia dúzia de horas.

Nesta altura o ambiente calmo é imprescindível. Não se deve ficar histérico nem perturbar a coelha, não espreitar constantemente o ninho para ver se já lá estão bebés. A coelha deve estar sossegada e em silêncio, é muito importante haver um parto tranquilo.

O parto

No momento do parto, a coelha imite sons de dor, lambe-se constantemente e puxará os bebés cá para fora, um a um. Os láparos terão de estar bem limpos e sem vestígios de sangue. Não se assuste se nascerem pela gaiola, pois é normal e eles próprios se dirigirão ao ninho.

Os coelhos nascem em média de 15 em 15 minutos, por isso se demorar mais de 45 minutos deve dirigir-se imediatamente ao veterinário pois a coelha pode estar com problemas, como ter um láparo entalado no canal vaginal (e estes não são detectáveis por palpação).

No final sairá a placenta a qual a coelha comerá, por isso necessitará de verificar se tal aconteceu. Após isso, a coelha descansará e parecerá não ligar ao bebés. Não se aflija pois é da natureza deles manterem se afastados do ninho, pois na natureza a coelha vigiaria o ninho de longe para evitar que possíveis predadores comam os bebés.

Podem nascer de 1 a 8 coelhos, sendo o mais normal entre 2 a 6. Superior a 8 láparos só mesmo nos chamados "coelhos de criação".

Atenção: se o primeiro coelho nascer morto a tendência da coelha será matar os próximos. Ela irá tentar comê-los, se conseguir salvar algum coelho deverá seguir os passos de alimentação a seringa.

Controlo após o parto

Em relação à coelha deve verificar os seguintes pontos, que indicam situações de emergência:
- Sangramentos.
- A coelha lamber constantemente os genitais.
- Denotarem-se contracções (rigidez).

Quanto ao resto possivelmente surgirão muitas dúvidas: Será que os láparos estão a ser bem alimentados? A coelha e os láparos estarão bem?

Pegar ou não nos láparos fica ao seu critério. Se o decidir fazer, a coelha poderá rejeitá-los ao sentir o seu cheiro, pelo que deverá passar ração nas suas mãos e fazer festas à sua coelha. Se ela reagir bem e não se mostrar agressiva, poderá então pegar-lhes. Se se mostrar sequer nervosa o melhor mesmo é não lhes mexer.

Nota: só a pessoa mais chegada poderá pegar nos coelhos, nunca deixe alguém de fora pegar porque existe um risco ainda maior de rejeição. Só a partir do 15.º dia pessoas de fora poderão pegar com o mínimo de segurança.

É preciso também manter silêncio na divisão onde se encontra a coelha e os láparos, a coelha pode rejeitar quando stressada, desde a berros a música alta.

Nos dois ou três primeiros dias conseguirá ver bandas de leite na barriga dos láparos (umas riscas brancas). Se assim for, os seus coelhos estão a ser bem alimentados. Também convém monitorizar o seu crescimento e, se estiverem a crescer e não emagrecerem (que pode ser devido a rejeição da mãe ou secagem do leite), então os seus coelhos estão a desenvolver-se bem.

O crescimento

É tempo de desfrutar do crescimento dos bebés:
- Os coelhos nascem surdos, cegos e sem pêlo.
- Ao 3.º dia aparece uma pequena pelagem.
- Podem aparecer umas crostas brancas, que provavelmente serão sal. Se assim for é normal.
- Entre o 7.º e o 11.º os coelhos devem abrir os olhos. Se passar dos 12 dias e os coelhos ainda não os tiverem aberto, comece a colocar soro fisiológico nos olhos com cotonetes, com muito cuidado. Nunca deve forçar a sua abertura ou puxar as pálpebras, os coelhos abrirão os olhos por si. Se até ao 15.º dia ainda não estiverem abertos deve-se levar o coelho ao vet porque existe risco de cegueira. Depois de abertos devem ser sempre observados, pois se um dos olhos voltar a fechar o risco de cegueira em menos de 24 horas é elevadíssimo.
- Após a abertura dos olhos poderá fazer uma limpeza geral à gaiola (sem nunca deitar o ninho fora).
- Na 2.ª semana, após abertura dos olhos, os coelhos começam a aventurar-se a sair do ninho.
- Entre a 2.ª e a 3.ª semana começam a comer feno.
- Perto da 4ª semana começam a comer ração e a beber água (sempre preferível bebedouros de esfera para evitar afogamentos e contaminações por fungos). Deve colocar o bebedouro a uma altura a que os bebés lhe consigam chegar.
- Na 4.ª semana pode soltar os pequenos com a mãe, para darem umas corridas e brincarem. Os coelhos são muito curiosos e mudam rapidamente de direcção enquanto correm. Estas saídas são muito importantes para o seu desenvolvimento, quer a nível cardíaco quer a nível respiratório.
- Até à 6.ª semana os coelhos podem continuar a mamar, mas após isso o leite escasseia.
- Na 7.ª semana deve ser feito o desmame. Preferencialmente devem colocar-se os coelhos numa gaiola separada para se habituarem a comer ração e tornarem-se independentes.
- Na 8.ª semana (2 meses) os bebés estão prontos a serem entregues aos novos donos.
- Relativamente a legumes o conselho geral é que se comecem a dar às 12 semanas, mas as coisas mais básicas (salsa, couve, maçã, cenoura e brócolos) podem ser introduzidas uma de cada vez a partir das 4 semanas.

Nota: Às vezes junto ao umbigo dos pequenotes fica um género de papo de ar, isso acontece porque a coelha ao parir puxa os bebés. Caso aconteça, este deve ser monitorizado a ver se cresce, e avisar o posterior dono da existência do papo se ainda de mantiver.
É normal acontecer, mas se quando o coelho tiver um ano continuar com o papo precisa de ser visto por um veterinário.


Rejeição por parte da mãe

Nota importante: se uma coelha rejeitou e/ou matou os coelhos não se deve voltar a procriar com ela pois é provável que volte a fazer o mesmo.

Se a coelha morre ou rejeita as crias entre o 1.º e 12.º dia é muito, muito difícil criá-los à mão. Contudo, se isso acontecer, eis o que deve fazer:
1.º Procurar colostro caso não encontre, leite de cabra é o mais indicado (o leite da marca Président que poderá encontrar. com facilidade em hipermercados serve perfeitamente). NUNCA DAR LEITE DE GATO BEBÉ OU DE VACA!
2.º Deverá alimenta-los 2 vezes ao dia com uma seringa sem ponta. Deverá pegar no coelho e segurá-lo na vertical inclinando um pouco para trás. Deverá colocar gota a gota na boca do coelho, poderá haver risco de refluxo e o coelho morrer asfixiado com leite nos pulmões, é preciso ser cuidadoso e muita paciência.
3.º Deve manter os coelhos quentes, utilizando, para isso, um aquecedor ou botija de água. Os coelhos devem ficar no feno com, por exemplo, uma toalha por baixo.
4.º Deve estimular os intestinos dos láparos várias vezes ao dia. Para isso coloque soro na barriga, esfregando cuidadosamente (poderá fazer o mesmo com uma toalha húmida, tépida).

O desenvolvimento dos coelhos será semelhante aos outros.

Caso a coelha rejeite os bebés apenas, poderá também obrigar a coelha a amamentar. Duas pessoas seguram na coelha, colocam-na de lado a mostrar os tetos, e aproximem os coelhos destes. Os coelhos amamentarão durante cerca de 3 minutos.


Colaboradores internos:
Sara Neves - Informação e Revisão
Anusca - Redacção e Edição


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Re: A arte de criar
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 4:09 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 20, 2008 1:46 pm
Mensagens: 1957
Uau!!!! Mas que belo tópico, muitos parabéns Sara Neves e Anusca!

Só uma pergunta que me surgiu agora da leitura: apenas a salsa é que não deve ser dada? Há mais algum alimento "proibido"?

Bem, volto a dizer, que grande tópico, adorei!!!! :D :D :D

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Re: A arte de criar
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 4:11 am 
Desligado
Equipa de Moderação
Equipa de Moderação
Avatar do Utilizador

Registado: quinta dez 28, 2006 3:44 am
Mensagens: 5643
Só a salta é proibida. não temos conhecimento de mais nenhum alimento que seja de todo proibido.

_________________
Imagem ImagemImagem

Blog: http://patasepelosonline.com (em construção)

Site do Coelho Anão....Já no ar!


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Re: A arte de criar
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 4:13 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 20, 2008 1:46 pm
Mensagens: 1957
Sara Neves Escreveu:
Só a salta é proibida. não temos conhecimento de mais nenhum alimento que seja de todo proibido.


Está bom, obrigada!!! :D

Então e eu já disse que adorei o tópico??? Looooooooool! :-D :-D :-D

Beijinhos

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Re: A arte de criar
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 4:14 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 8:57 pm
Mensagens: 3648
Quem sabe mais disso é a Sara mesmo... Mas ao fim de 3h de procriação já estamos um bocado cegas... Se mais alguém souber de um alimento proibido, por favor informe ;)

E obrigada, Diana_S


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 9:03 pm 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quinta mai 15, 2008 6:26 pm
Mensagens: 851
Parabéns pelo texto, está muito bem elaborado e parabéns mais uma vez á Carolzinha já que a "ideia" partiu dela =D

_________________
http://www.coelhomania.com

Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda nov 10, 2008 9:11 pm 
Desligado
Equipa de Moderação
Equipa de Moderação
Avatar do Utilizador

Registado: quarta out 24, 2007 7:36 pm
Mensagens: 6753
Sara e Anusca o tópico está muito bom bem mais completo que o outro e sem erros.
Ele ajudará muitas pessoas.
Vou ler com calma e se me lembrar de mais alguma coisa que ai deva estar eu digo.

Muito bom :wink:

ps:Tenho pena de não ter tempo para vos ajudar na construção deste tópicos :(

_________________
De luto pelo Nuby!!
Mais informações Aqui ou por email.

Regras do fórum


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 12, 2008 8:59 pm 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 8:57 pm
Mensagens: 3648
Obrigada pelos comentários ;) bee, se te lembrares de mais alguma coisa avisa, que acrescentamos :-D

É pena não ter comentários de mais gente, parece que praticamente ignoraram isto... Para um fórum que andava sempre cheio de dúvidas sobre procriação, não lerem isto é pena.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta nov 13, 2008 12:09 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 01, 2007 3:28 am
Mensagens: 1456
Localização: Porto
Ignorar não foi ignorado com certeza, basta ver o nº de comentários :) , lamento não ter agradecido antes, e acredita que terá valido apena se pelo menos 1 alma das que gosta de procriar "à toa", tiver sido demovida de tal estupidez ;)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta nov 13, 2008 12:18 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda out 20, 2008 1:46 pm
Mensagens: 1957
Tem mais de 80 exibições... se calhar as pessoas não estão é à vontade com o tema para o poderem comentar ou acrescentar algo! Eu digo isto, mas também não estou nada à vontade com o tema e comentei, lol! Mas isso sou eu que adoro comentar e ler novas informações!!!! :-D :-D :-D

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: domingo nov 23, 2008 10:27 pm 
Desligado
Participante
Participante

Registado: sábado ago 16, 2008 3:17 pm
Mensagens: 145
Localização: Alentejo
Adorei o tópico e aprendi muito com ele, parabéns ás redactoras :)

_________________
Imagem

Imagem


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: domingo nov 23, 2008 11:16 pm 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jul 02, 2008 8:57 pm
Mensagens: 3648
Ainda bem, é isso mesmo que se quer, que os donos de coelhos se mantenham informados e estejam preparados para tudo ;)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda jan 05, 2009 12:21 am 
Desligado
Interessado
Interessado
Avatar do Utilizador

Registado: sexta abr 14, 2006 7:06 pm
Mensagens: 50
Localização: Lisboa
Bem... parabéns pelo tópico!
Nao fazia ideia de imensas coisas que aqui escreveram. Nunca me passou pela cabeça fazer criação e depois de ler isto... uiiii
Todo o tempo que tenho dedico ao meu bebe, mas sinceramente nao teria tanto tempo para estar sempre atenta durante a apos gravidez...

Mais uma vez, parabéns e_wink

_________________
Beijinhos Faísca Mcqueen e Mara
Imagem


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: sexta jan 09, 2009 5:05 am 
Desligado
Interessado
Interessado

Registado: segunda nov 03, 2008 4:27 am
Mensagens: 36
grande topico.Grande trabalho da vossa parte que mereçe o maior dos agradecimentos e que continuem com o bom trabalho


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta jan 14, 2009 1:17 am 
Desligado
Veterano
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: domingo jan 11, 2009 11:29 pm
Mensagens: 562
Localização: Leiria
adorei este topico, esta muito bem elaborado.espero que possa ajudar alguem e_biggrin .

estao de parabens meninas :smt023

_________________
*Puccanina*

Imagem

Imagem


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 71 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal