Principal / Higiene / Geral / Os coelhos devem tomar banho?
Os coelhos devem tomar banho? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Sara Neves/Tânia Abelha (Moderadoras)   
Terça, 26 Janeiro 2010 23:15

Nunca dê banho a um coelho, excepto se estiver muito sujo ou sujou-se de tal forma em que o banho aparenta ser a única opção. Os coelhos podem entrar em choque quando mergulhados na água. Os coelhos felizmente fazem um óptimo trabalho quando se trata de manter-se limpos e só precisam de ajuda quando estão muito doentes.

 

Contudo caso seja estritamente necessário dar banho a um coelho explicamos como o deve fazer, para evitar possíveis complicações, como constipações e progressões a pneumonias, choques térmicos, stress e possíveis quedas (quando o coelho rejeita o banho), e mesmo fungos.

Poderá utilizar outros métodos que não o banho, como por ex. uma limpeza com dodots nas zonas sujas, um champô seco à venda em lojas de animais ou mesmo uma toalha húmida.

Em casos excepcionais em que o banho seja mesmo necessário onde já não há nada que resulte a não ser um banho indicamos então como fazê-lo:

 

Coelho banho

 

 

Verifique se o local onde dará banho é um local sem correntes de ar e com uma temperatura amena.

1) Encha a banheira com água morna com cerca de 2,5 cm com e acrescente um champô à água próprio para coelhos (à venda em lojas de animais).

Dica: Tente e mantenha parte da frente do coelho fora de água, poderá impedir uma tentativa de fuga.

2) Massaje suavemente o coelho evitando contudo a cabeça mais propriamente orelhas, deite a água fora e coloque água limpa para tirar quaisquer resíduos de champô, poderá fazê-lo com o chuveiro.

Todo este processo deverá ser muito rápido!

3) Seque o coelho com uma toalha, caso o mesmo ainda fique molhado, use o secador na menor potência e afastado para não queimar e verifique se o coelho tolera bem o barulho pois poderá assustar-se.

4) Certifique-se que secou bem o coelho para evitar qualquer fungo.

5) Não se assuste com o mau humor que o coelho poderá demonstrar após o banho, faça chantagem com uma guloseima, eles não resistem!!

Actualizado em Quinta, 28 Janeiro 2010 19:18