Principal / Geral / Geral / A visão do Coelho
A visão do Coelho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Sara Neves / Tânia Abelha (Moderadoras)   
Segunda, 30 Agosto 2010 23:57

Nunca sabemos exactamente o que um coelho vê. Ouve-se por ai pessoas a dizer que os coelhos são daltónicos. Porque é que os olhos estão de lado e não centrados na cabeça?

 

A capacidade da visão

 

O coelho na sua natureza é a presa favorita de muitos predadores. Com os olhos colocados de lado na sua cabeça eles conseguem ver cerca de 360 graus em qualquer direcção, inclusive acima dela. Isto permite que o coelho visualize rapidamente raposas, gaviões e outros predadores e evitar ser o jantar.

A capacidade de ver em todas as direcções tem dois pontos fracos para o coelho. Primeiro há um ponto cego a cerca de 10 graus em frente do nariz do coelho e apenas sob o queixo.

O Outro problema é com a visão 3D, também conhecida como a percepção de profundidade. As visões dos nossos olhos sobrepõem-se dando-nos a sensibilidade de quão longe estão os objectos, mas devido á colocação dos olhos dos coelhos, apenas cerca de 30 % graus de todo o seu campo de visão se sobrepõe, e 10 graus em que é um ponto cego. O resultado consiste em pouca visualização 3D,

Os coelhos fazem uso da parallax (Uma aparente mudança na direcção de um objecto, causado por uma mudança na posição de observação que proporciona uma nova linha de visão) para auxiliar a determinar a distância de um objecto.

 

Coelhos e a visão. Cores e iluminação

 

Dentro de um olho em si são dois itens que nos ajudam a ver, eles são chamados de cones e bastonetes. O papel específico de cones é receber o comprimento da onda diferente de cor. O olho humano tem três categorias diferentes de cones, que recebem diferentes comprimentos de vermelho azul e verde. Os estudos científicos de comportamento em coelhos parecem indicar que tem sensibilidade de apenas duas cores, azul e verde. Isso realmente deixa-os parcialmente daltónicos.

 

O outro item que auxilia na visão são os chamados de barras, estes ajudam-nos a ver claramente e em situações de pouca luz. Os coelhos tem uma maior proporção de hastes de cones, isto permitiria que o coelho veja muito bem em situações de fraca luz. No entanto os coelhos não tendo tapetum (tapete – membrana que permite capaz de reflectir a luz que entra nos olhos e melhorar a visão do animal em condições de baixa luminosidade). Combinando estes dois poderia indicar que o coelho pode ver bem quando eles estão mais activos, o amanhecer e o entardecer, e não pode ver bem a noite.

 

Visão limpa?

 

No olho humano há uma área chamada de centralis, que é um pouco recuado o coelho também possui esta área, no entanto essa área não é tão recuada. O resultado é que a visão dos coelhos tente a ser um pouco granulada.

 

Conclusão

Assim, com a sua visão limitada como o coelho pode identifica-lo?

 

 

 

Eles vão usar não apenas a visão, mas também para ouvir a sua voz, cheirar o seu perfume e se familiarizar com os seus movimentos. Na verdade, eles podem reconhece-lo, mas a imagem visual não é tão clara como a nossa.

Actualizado em Terça, 31 Agosto 2010 00:02