Principal / Comportamento / Geral / O coelho e o seu comportamento
O coelho e o seu comportamento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Sara Neves (Moderadora)   
Segunda, 05 Outubro 2009 15:42
Muitas pessoas questionam que não conseguem compreender a linguagem dos coelhos.

As pessoas tendem a comparar os comportamentos dos coelhos com os comportamentos dos cães.

A grande diferença é que um cão é capaz de dar amor e confiança incondicionalmente. Já os coelhos não, uma vez que na condição de presa potencial (no meio ambiente estão na base da cadeia alimentar), são assustados e desconfiam de tudo o que os rodeia.
Eles não são como cães, são coelhos. É por isso que é tão importante saber como eles comunicam! Todos os coelhos precisam de respeito e carinho. Quando nós donos aprendermos a respeitá-los e dar-lhes carinho adequadamente (ou seja, como um coelho) ele vai retribuir-nos na mesma moeda.
A maior fonte de informação para decifrar o comportamento de um coelho, são as orelhas. A maneira como são colocadas em determinada situação, determina se estão alerta ou estão relaxados.
Relativamente aos coelhos com estas caídas, determinar comportamentos pelas orelhas torna-me menos obvia e depende da maneira como esses coelhos conseguem mover as orelhas.
Por exemplo um coelho com medo ou assustado tem normalmente as orelhas espetadas, sinalizando que está com atenção a qualquer barulho estranho. Muitas vezes nestes casos o coelho pode estar de pé, apoiado só com as patas traseiras no chão.
Já um coelho a pedir mimo, normalmente tem as orelhas para trás, porque está relaxado.

Um coelho irritado (por exemplo, porque foi apanhado contra a sua vontade), bate com as patas traseiras no chão com força, de modo a mostrar o seu descontentamento.
Actualizado em Sábado, 05 Dezembro 2009 00:19